Bem Vindo!

PERGUNTAS FREQUENTES

O que significa dop?
dop vem do termo Denominação de Origem Protegida, usado na União Europeia, como indicações geográficas. Serve para designar um produto originário de determinada região cujas características são devidas ao meio geográfico e as particularidades regionais. O termo vem ao encontro do conceito que a dop adota para seus cafés, onde o conhecimento da origem é fundamental.

 

Por que em cada tipo de café tem o nome do produtor?
A finalidade é proteger a origem, apresentando o produtor, a variedade do café, a altitude da lavoura, o método de processamento, entre outros dados que definem a personalidade do café.

 

Que tipo de cafés vocês usam?
Usamos somente cafés classificados como CAFÉS ESPECIAIS pela metodologia SCAA -Specialty Coffee Association of America (Associação Americana de Cafés Especiais), ou pelo COE - Cup of Excellence, ou seja, cafés não comerciais, com pontuação maior que 80, que são isentos de defeitos, com a origem conhecida e preferencialmente com certificações de processo e de origem. 

 

Qual a diferença entre cafés comerciais e cafés especiais?
Cafés Comerciais são classificados pelas metodologias tradicionais, tais como como C.O.B. - Classificação Oficial Brasileira ou New York Green Coffee Association System, que mede a quantidade de defeitos presentes na amostra, e que conferem sabores ruins a bebida. Nos Cafés Especiais, não são aceitos defeitos e são avaliados os atributos positivos da bebida como corpo, doçura, acidez, equilíbrio e permanência.

 

O que são "defeitos" nos cafés?
É a ocorrência de grãos imperfeitos, ou contaminações, que atribuem sabores desagradáveis à bebida. Defeitos podem ser grãos fermentados, brocados, quebrados, grãos imaturos ou verdes, pequenos gravetos, cascas de café etc...Num café comercial, mesmo na categoria mais elevada, é sempre permitido um percentual de defeitos. Os cafés especiais são isentos de defeitos.

 

Os cafés usados são gourmet?
Gourmet é um tipo de qualificação de cafés comerciais, ou meramente um termo, adotado pela industria de massa. Nossos cafés são todos classificados como Cafés Especiais, segundo as metodologias de provas reconhecidas mundialmente.

 

O que é certificação do produtor?
São certificados  emitidos por entidades com credibilidade mundial, que atestam o controle dos métodos de produção ou da origem dos lotes de café produzidos.

 

O que significa o produtor ser associado à BSCA?
Significa que a propriedade foi atestada como produtora de cafés especiais e atende a todas as exigências em termos ambientais, legais, sociais bem como a organização na produção e o dimensionamento dos recursos para manuseio e benefício dos lotes de café. É necessário que a propriedade seja certificada por alguma entidade, tal como UTZ Certified, para ser aceita na Associação e receber o certificado de café especial.

 

Qual a validade dos cafés?
A validade dos cafés é de 12 meses da data da produção e, preferencialmente, devem ser consumidos até vinte dias após a abertura da embalagem, pois as cápsulas já vem pré-perfuradas.

 

Como eu devo guardar as cápsulas em casa?
No saco plástico, dentro da caixa.

 

O que significa processo Swiss Water de descafeinização?
Swiss Water é um processo patenteado, que não usa produtos químicos como solventes para remover a cafeína, somente água super saturada com os componentes solúveis naturais do café. O processo consegue retirar 99,9% da cafeína do grão. O processo é feito no Canadá, com cafés especiais brasileiros. A torrefação é feita por nós, como os outros cafés.

 

O café ECO é orgânico?
O produtor selecionado é produtor orgânico e biodinâmico, com vários tipos de certificação. Apenas nosso processo de torra ainda não é certificado, portanto não podemos usar o termo orgânico na embalagem.

 

De que material são feitas as cápsulas?
Plástico reciclável.

 

Quantos gramas de pó tem em cada cápsula?
Cada cápsula contém um mínimo de 5 gramas de café torrado e moído.

 

As cápsulas funcionam em todos os tipos de máquina Nespresso?
Sim,  são compatíveis com qualquer máquina que utilizam o sistema Nespresso de cápsulas.

 

Qual o volume de água correto para se preparar um espresso?
Segundo o conceito que adotamos, um espresso perfeito tem 30 ml de água.

 

Qual café é o mais forte? 
Cada café tem um atributo mais acentuado como corpo, acidez ou ponto de torra. Portanto não adotamos a graduação de forte ou fraco, mas, sim, a intensidade de cada atributo.

 

Qual a diferença entre espresso italiano, lungo e ristreto?
O espresso tradicional italiano é aquele preparado com 30 ml. Ristreto é o que tem 20ml. Lungo tem em torno de 50 ml de volume. Qualquer café pode ser preparado com o volume tradicional, ristreto (curto) ou lungo. Nós apenas indicamos qual os mais indicados para cada tipo de preparo.

 

Por que existem os blends?
Os blends são misturas, no nosso caso, de dois tipos de cafés complementares. É muito difícil ter um café único com intensidade alta em todos os atributos. O resultado desta combinação torna a bebida mais complexa e equilibrada.

 

O café é arabica? Tem adição de robusta?
Todos os nossos cafés são 100% da espécie Arábica. Oferecemos muitas das variedades de Arábica plantadas no Brasil, tais como Bourbon Vermelho e Amarelo, Catuaí, Mundo Novo, Acaiá, Obatã, Icatú entre outras. Não utilizamos robusta.

 

Como devo preparar um espresso?
A dose de café contida nas cápsulas é sempre a mesma. Para um espresso tradicional, basta preparar com 30 ml de água ou 20 ml para um ristreto. É uma questão de gosto. Um ristreto é mais concentrado, intenso e doce.

 

Um espresso com 40 ml fica bom?
Sim, se você preferir um espresso mais diluído. Porém deve-se tomar o cuidado de não ultrapassar o volume de 30 ml no momento da extração. Os 10 ml restantes devem ser acrescidos com água quente, sem que passe pelo café. Além dos 30 ml, a extração só traz amargor para a bebida. A própria máquina de café, sem a cápsula, pode fornecer a água.

 

Como devo preparar um café com 120 ml ou mais de volume?
Prepare um espresso com 30 ml e acrescente o restante do volume com água quente, da mesma maneira que um lungo. Se preferir pode preparar dois espressos (um doppio), numa xícara grande, e completar com água quente. Os italianos chamam esta bebida de "Americano".

 

Eu sinto que minha máquina necessita uma certa pressão adicional para fechar. É normal?
Sim é perfeitamente normal, pois nossas cápsulas são fabricadas em plástico flexível. A pressão no fechamento é para uma melhor vedação do sistema.

 

As cápsulas podem danificar minha máquina de espresso?
Não, as cápsulas são de plástico flexível, portanto não há como danificar o equipamento.

 

A dop não tem um café tipo Ristreto ou Lungo?
Não, em nosso entendimento, ristreto e lungo não são tipos de café, mas sim modos de preparo. Qualquer café pode ser preparado como lungo ou ristreto, basta interromper a extração com 20 ml para o ristreto, e adicionar água quente ao espresso tradicional para se obter um lungo. 

 

Qual o café mais parecido com aqueles que eu já uso da Nespresso?
A dop tem uma seleção bem variada de cafés, com perfís de xícara muito distintos, provenientes de vários "terroirs" diferentes, bem como de diversas variedades e métodos de beneficiamento dos cafés. Consulte nossa tabela de equivalência entre os cafés oferecidos pela dop e os da Nespresso no link (em breve)

 

Como posso saber o café mais adequado ao meu paladar?
Em cada embalagem, ou na página do produto do web site, você encontra uma tabela com os atributos do café. São indicados, numa escala de 1 a 5, as intensidades de corpo, doçura, equilíbrio, acidez, sabor e retrogosto.

FAQ Pagamentos
1. Quais os tipos de pagamentos disponíveis?
Boleto bancário, Transferência eletrônica, Cartões de crédito a vista ou parcelado. Todas estas modalidades através da PagSeguro.
2. O que é a PagSeguro?
É uma empresa do grupo UOL que faz a intermediação das cobranças para o site, você realiza o pagamento da forma que escolher diretamente para a PagSeguro e eles repassam o pagamento para a loja.
3. Não sou cadastrado na Pag Seguro o que faço?
O cadastro é rápido, fácil e gratuito, você será redirecionado automaticamente para o ambiente seguro de pagamentos ao final de seu pedido. Depois de cadastrado você poderá usar esta sua conta para pagamento em muitas outras lojas do Brasil, por sua segurança, facilidade e garantias, acredito ser a forma de pagamento mais utilizada pelos sites no Brasil.
4. Qual a segurança das formas de pagamento?
A UOL é um dos maiores grupos brasileiros de Internet em capital e lhe garante 100% de segurança em suas compras, caso não receba seu produto é feito um estorno do valor pago, isso lhe garante que as lojas entreguem seus produtos e também lhe da a segurança de seus dados não passarem por nenhum ambiente inseguro na Internet.

 

FAQ Recebimento do pedido
1. Quando recebo meu pedido?
Os pedidos são liberados somente a aprovação do pagamento efetuado, o que significa na prática que em média um dia útil após a confirmação do pagamento ele é entregue na agência dos Correios.
2. Quanto tempo demora para liberar o pagamento?
Isso depende da modalidade escolhida, nos casos de transferências entre contas ou pagamentos com cartão a vista, isso geralmente ocorre em poucas horas, nos casos de boleto bancário um ou dois dias úteis depois do pagamento.
3. Quanto tempo demora a entrega pelas Correios?
Isso também depende de sua região e da modalidade escolhida (PAC, SEDEX ou E-SEDEX), uma previsão é informada ao final de seu pedido. 
 
FAQ Frete:
1- Qual o custo e modalidade de entrega dos pedidos?
A entrega é feita exclusivamente pelos Correios, nem mesmo na cidade de Curitiba são utilizadas outras formas de entrega. A tabela utilizada é a dos sites dos Correios, calculando o valor da entrega  automaticamente.
2- Quanto custa o frete para minha região?
Para este cálculo o mais fácil a fazer é simular o seu pedido, escolha os itens que deseja, adicione ao carrinho e  finalize a compra, preencha seus dados corretamente (Muito importante) e ao final do pedido o site lhe apresentará o valor correto do frete. Caso esteja apenas simulando, não clique em Pagar e não ocorrerá nenhuma compra efetiva de sua parte, altere os itens e quantidades para ver as diferenças, fique a vontade.
3. Quanto tempo demora para minha região?
Depois de aprovado o pagamento, em média 1 dia útil depois seu pedido é processado em nosso centro de armazenagem e logística e levado aos Correios, para cada modalidade e região tem um prazo diferente, para saber aproximadamente o número de dias, faça uma simulação de seu pedido, escolha os itens que deseja, adicione ao carrinho  e finalize a compra, preencha seus dados corretamente (Muito importante) e ao final do pedido o site lhe apresentará o valor correto do frete e o tempo estimado para recebimento do pedido. Caso esteja apenas simulando, não clique em Pagar e não ocorrerá nenhuma compra efetiva de sua parte.
4. Dicas sobre frete:
Como já explicado, o sistema de cálculo é feito através da tabela dos Correios, que tem os valores baseados em peso e volume, assim muitas vezes ao comprar mais itens seu frete proporcionalmente é menor. Simule a vontade.
5. Os Correios estão em Greve e agora?
Isso é um problema muito chato, mas real, se seu pedido já saiu para os Correios antes de inciada a greve, não há o que fazer a não ser esperar a normalização dos serviços. Caso seu pedido ainda não tenha saído, o mesmo ficará retido até que a situação se normalize, e não há como lhe informar nenhuma previsão, já que não depende de nossa empresa.
O ideal é que não faça nenhum tipo de pedido neste período, assim evita transtornos e aborrecimentos, mas como dica se tiver que fazê-lo escolha a opção Sedex, pois em muitos casos a greve não cobre todos os tipos de serviços oferecidos pelos Correios, e muitas vezes o Sedex continua sendo atendido, mas isso não é uma regra.
6. Exceções
Fique atento as informações de condições de compra no site, em alguns casos existem exceções como por exemplo em recesso de final de ano, férias ou outras informações que podem modificar os prazos de entrega, tudo é bem claro para não deixar nenhuma dúvida.